29.5.10

Como manter a água no solo?

Matéria do Bom dia Brasil apresenta uma forma simples de reter a água das chuvas no solo.


Um dos maiores problemas da agricultura mecanizada é a compactação do solo, tornando-o impermeável, e a exposição da sua camada fértil ao sol, vento e chuvas. Empobrecendo-o e dificultando a retenção de água das chuvas, o que diminui os níveis de água subterrânea.

Uma forma simples é organizar a propriedade em curvas de nível e utilizar barreiras com pedras ou montes de matéria orgânica que impeçam as chuvas de "correr" livremente em direção aos rios.



Fonte: G1

Saiba mais:

28.5.10

Curso em vídeo sobre Sustentabilidade


Sustentabilidade é o nome da série de vídeos que o Banco Real desenvolveu para explicar conceitos que a permeiam. Didáticos, simples e informativos!

  • A Reinvenção já Começou:

Saiba mais:

Cresce a linha de orgânicos em hipermercados

Vejam algumas ações práticas de uma rede de hipermercados.

Todos, independente do segmento de atuação, podem repensar seus processos de negócio de forma a gerar menos impacto e resíduos na cadeia produtiva de produtos.

Pequenas ações, de grande impacto! Assim podemos denominar essa matéria da revista Época:



Saiba mais:

26.5.10

Dia da Mata Atlântica!

Um dos diomas mais frágeis e ricos em biodiversidade, a Mata Atlântica que cobria quase 50% do Rio Grande do Sul em 1500, hoje está reduzida em 7,9% da vegetação original.

Na região de Santa Maria - RS, ainda é possível encontrar várias espécies remanescentes.

Essa é matéria do G1:



Saiba mais:

Turbinas geradoras eólicas para pequenos negócios!

Turbinas projetadas para pouco vento e espaço reduzido.

As turbinas eólicas tradicionais foram criadas para locais com muito espaço e ventos de sobra, mas a Optiwind é a solução para locais onde só bate uma brisa.

A Optiwind Compact Wind Accelerating Turbine tem cinco lâminas que capturam, direcionam e aceleram a força dos ventos para conseguir mais energia, além de ocuparem muito menos espaço, com apenas 6 metros de diâmetro, contra até 80 metros das turbinas convencionais.

Existem dois modelos, um com 150 kilowatt que foi criado para prédios que gastem até US$ 35 mil de energia elétrica por ano, e o de 300 kilowatt , para prédios que gastem mais de US$ 75 mil por ano.

Outra vantagem é o silêncio em relação as turbinas tradicionais.

Foi projetada para escolas, lojas, hospitais, escritórios, fazendas... negócios de médio consumo.



Saiba mais:

25.5.10

" Tomadas " que captam Energia Solar

Ideia genial: "tomada" fotovoltaica com portas USB para carregar dispositivos móveis.

O IllumiCharger é colocado a parede como uma tomada comum, constituído de células fotovoltaicas para captar a luz solar do ambiente e transformar em energia elétrica, alimentando as portas USB.

Conceito criado pela Greenwaves, foi selecionado como um dos 18 finalistas do Greener Gadgets Design Competition.

Foi pensando nos mais de 6 bilhões de dispositivos portáteis comercializados em 2009 associado ao aumento rápido de demanda energética que o Illumi-Charger foi planejado. Basta conectar seu dispositivo móvel via cabo USB a entrada USB do Illumi-Charger para carregá-los.

Fonte: greenwaves.org

Veja mais:

Ranking de TI - Eletrônicos livres de substâncias perigosas

Empresas de eletrônicos prometem aparelhos livres de substâncias perigosas, com reciclagem e descarte seguro.

O Greenpeace mantém uma lista e a cada ano publica o ranking das empresas produtoras. Por quê?

Aparelhos eletrônicos são uma mistura de produtos tóxicos e metais pesados, com alto potencial de prejuízo à saúde humana.

Um celular pode conter entre 500 e 1.000 componentes, alguns altamente perigosos como chumbo, mercúrio, cádmio e berílio. Os maiores vilões dessa lista são os Retardantes de Chama Brominados (BFR, na sigla em inglês), substância usada para inibir a combustão, e o PVC, componente do plástico. Eles não só poluem o ambiente, como colocam trabalhadores em risco de exposição tóxica durante a produção e o descarte do aparelho.

Segundo dados da Agência Americana de Proteção Ambiental (EPA), mais de três quartos dos computadores vendidos no país acumulam pó em armazéns ou estão empilhados em garagens e armários.


Quando não vão para o lixo, eles são revendidos, muitas vezes ilegalmente, para países em desenvolvimento, onde a população tem menor poder aquisitivo para comprar novos. O resultado? Em pouco tempo vão parar nos lixões por lá também. A previsão é que, com isso, esses países tripliquem a produção do chamado “e-lixo” nos próximos cinco anos.



No Guia de Eletrônicos Verdes, nós fiscalizamos:

  • 7.3 Nokia – Permanece em 1° lugar, perdendo pontos em relação à última edição por não apoiar uma legislação mais severa para a Restrição a Substâncias Perigosas (Restriction of Hazardous Substances – RoHS, do inglês). Ganha pontos por baixo uso de tóxicos e perde no quesito redução de energia.

  • 6.9 Sony Ericsson – Entra no 2º lugar do ranking graças à boa conduta com tóxicos: é a primeira empresa a obter pontuação máxima em todos os critérios químicos avaliados.


  • 5.3 Toshiba – Traz progressos na eliminação de tóxicos, mas falha em apresentar metas consistentes para maiores diminuições no futuro e por não apoiar novas diretrizes para o acordo de Restrição a Substâncias Perigosas (RoHS). Corre o risco de cair mais caso não cumpra o prazo prometido de apresentar modelos livres de PVC e BRF até abril de 2010.
  • 5.3 Philips – O fraco apoio à revisão de RoHS mantém a Philips no 4º lugar, apesar de sua boa pontuação nos quesitos químicos e energéticos.
  • 5.1 Apple – A subida continua para a Apple, que em três edições passou do 11º ao 5º lugar. Sua melhor pontuação ficou no critério de químicos: todos os seus produtos estão livres de PVC e BFR.
  • 5.1 LG Electronics – Promessas não cumpridas impediram a empresa de subir no ranking. Ter todos os produtos livres de toxinas até o fim de 2010 já não é factível. O novo acordo define que celulares cumprirão a meta. Monitores de TV e computadores terão de esperar até 2012 e aparelhos domésticos, até 2014.
  • 5.1 Sony – Boa atuação em cortes e compensações de emissão de gases de efeito estufa. 75% da linha de laptops Sony Vaio já preenche os principais requisitos de uso energético.
  • 5.1 Motorola – Pequena queda no ranking, graças ao fraco apoio a uma legislação mais rigorosa no acordo de Restrição a Substâncias Perigosas (RoHS) e ao posicionamento pouco definido sobre a completa eliminação de PVC, CRF e BFR no prazo de três a cinco anos.

  • 5.1 Samsung – Queda drástica para a Samsung, que passou de um glorioso 2º para o 7º lugar, penalizada recentemente pelo não cumprimento dos acordos firmados. A empresa prometera eliminar BFR até janeiro de 2010, o que não foi realizado. A nova data é janeiro de 2011, mas somente para computadores estilo notebook. TV e equipamentos domésticos ainda não têm data definida.
  • 4.9 Panasonic – Nada muda para a Panasonic, empresa com boa pontuação em energia, mas fraca em lixo e reciclagem.
  • 4.7 HP – Melhorou de posição graças ao apoio global à redução de emissões de gases do efeito estufa, mas peca pela falta de suporte à nova legislação sobre tóxicos (RoHS).
  • 4.5 Acer – Nada muda para a Acer, que se fortaleceu no apoio à nova legislação de substâncias perigosas.
  • 4.5 Sharp – Perde pontos por não deixar claro seu posicionamento sobre eliminação de tóxicos e nova legislação de químicos.
  • 3.9 Dell – Fraca no critério de energia, a empresa teve pontos retirados também por não cumprir o prazo de fim de 2009 para a eliminação de PVC e BFR. A nova data agora é fim de 2011.
  • 3.5 Fujitsu – A empresa melhorou no ranking por apoiar medidas de redução global de emissões de gases do efeito estufa e por ações mais concretas dentro de casa. Todos os notebooks e tablets lançados atingiram os últimos padrões requisitados de eficiência energética.
  • 2.5 Lenovo – A posição da empresa permanece a mesma, com pontos perdidos graças ao não cumprimento das metas de eliminação de PVC e BFR até o fim de 2009.
  • 2.4 Microsoft – Perdeu pontos pela falta de adesão a uma nova legislação para o uso de substâncias perigosas.
  • 1.4 Nintendo – A empresa segue no mau exemplo, com nenhum ganho de pontos.
Aqui você pode baixar a lista completa e atualizada!

Fonte: greenpeace.org


Veja mais:

Vídeo Greenpeace - Dê uma mão para o Planeta

Criativo, intuitivo e bem bolado o vídeo da campanha do Greenpeace para comemorar o dia da Terra.

As imagens dizem tudo. Assista:



Veja Mais:

24.5.10

Como descartar Lâmpadas Fluorescentes?

TOXIDADE DAS LÂMPADAS

Se rompidas liberam vapor de mercúrio, que será aspirado por quem as manuseia.

  • Efeitos:
O mercúrio pode chegar até ao cérebro, infiltrando-se a partir dos pequenos vasos sanguíneos que o irrigam. Também se infiltra no leite materno e no feto. Altera as estruturas das proteínas, desativando os sistemas enzimáticos e causando lesões nas membranas celulares. Os principais prejuízos estão relacionados com o sistema nervoso.
  • Sintomas:
Se o mercúrio tiver sido inalado e a dose for baixa e prolongada, causa fadiga, dor de cabeça, insônia, nervosismo e incoordenação. Se tiver sido ingerido, causa inflamação da boca e gastrintestinal, náuseas, vômitos e dor abdominal.
  • Fontes:
Lâmpadas fluorescentes quebradas, amálgamas dentárias, termômetros, o desinfetante de mercúrio cromo, alguns medicamentos antiparasitários e laxantes, cosméticos, ceras para assoalho, água potável, produtos contra pragas. O ar contaminado das cidades também é uma fonte considerável de contaminação. Os peixes acumulam-no no seu tecido gordo, em especial os de vida longa, como o atum e o peixe espada.

Como descartar esse material:


Veja Mais:

21.5.10

Semana do Meio Ambiente - 2010

A Semana do Meio Ambiente de Santa Maria acontecerá de 01 à 09 de junho.

Na programação ocorre a I Jornada Integrada do Meio Ambiente na UNIFRA e o Seminário de Responsabilidade Socio Ambiental realizado na APUSM.

Clique na imagem para ver a programação:



Fonte: Secretaria de Turismo de Santa Maria


Veja mais:

20.5.10

Guia - Como Funciona o Mercado de Carbono?

A BBC Brasil criou uma animação simples e de fácil compreensão sobre créditos de carbono.

Excelente para instrumentalizar professores que queiram explicar a seus alunos como funciona o processo.

Ao clicar na imagem, você será direcionado a página onde roda a animação, bastando clicar nas setas.


Veja mais:

19.5.10

Pesquisadores alertam: É preciso reduzir emissões até 2020

Estudo alerta que emissões têm que cair a partir de 2020!

Os níveis de gases que provocam o efeito estufa precisam começar a cair em 2020 para evitar consequências potencialmente desastrosas, alerta um estudo divulgado na reunião das Nações Unidas sobre clima em Copenhague por um dos mais respeitados centros de pesquisa sobre mudança climática, o Met Office, da Grã-Bretanha.

Para que o aumento de temperatura da Terra se limite a 2ºC, a meta recomendada pelo Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC) em seu relatório de 2007 e adotada pelos países do G8 em sua cúpula de julho, as emissões precisam atingir um pico dentro de dez anos.

A partir daí, elas teriam que cair cerca de 5% anualmente. Mesmo assim, a probabilidade de o aumento de temperatura ficar abaixo de 2ºC é de apenas 50%, de acordo com o Met Office.

O problema é que, até antes da crise econômica mundial, as emissões do planeta vinham crescendo cerca de 3% ao ano. Ou seja, para que em apenas dez anos elas comecem a cair, seriam necessárias ações drásticas.

Fonte: Por Eric Brücher Camara - BBC Brasil


Veja mais:

18.5.10

Pedale, Gere Energia e Ganhe o Almoço - Copenhague

Ideia é estimular hóspedes do hotel a gerarem energia pedalando na sala de fitness.

A partir 19 de abril de 2010, os 366 quartos do Crowne Plaza Towers Copenhague na Dinamarca serão parcialmente alimentados pela força das pernas dos seus clientes.

As bicicletas
instaladas na sala de fitness do hotel produzirão electricidade será, sendo armazenada em uma bateria e alimentada para o abastecimento do hotel.

Ao contrário daqueles indicações pedindo para conservar a água, o Crown Plaza está oferecendo um incentivo tangível. Quem produz pelo menos de 10 watts de eletricidade para o hotel, recebe uma refeição grátis produzida localmente. (A refeição está avaliada em cerca de US $ 36.)

O programa de geração de energia a bicicletas será executado por um ano, e se for bem sucedido, será oferecido a todos os hotéis Crowne Plaza, no Reino Unido.


Os hóspedes podem monitorar a quantidade de electricidade que estão produzindo através de iPhones acplados no guidon.



A ênfase parece estar mais no envolvimento e sensibilização:


"Realisticamente, desta forma não se gera quantidade útil de energia, mas eu certamente não iria criticá-lo", disse Alex Randall, um porta-voz do Centro de Tecnologia Alternativa.

"Como forma de engajamento público, é excelente! Se você sentar em uma bicicleta, pedalando duro, e mostrar que apenas gera energia para alimentar uma lâmpada ou TV, percebe o quão difícil é de produzir
energia e, portanto, razão pela qual devemos ter cuidado para não desperdiçá-la. "


Crowne Plaza Towers Copenhague é considerado um dos hotéis mais verdes do mundo.

Fonte: Site

Associação dos Hotéis Verdes

Há 17 anos a "Green Hotels Association" trabalha de forma a organizar a cadeia produtiva do negócio hoteleiro para ser mais sustentável.



Por que os hotéis deveriam ser verdes ?

  • Sendo verde você agregará valor superior a sua propriedade, a longo prazo .

  • Os clientes estão mais preocupados com questões ambientais e voltarão oa seu hotel.

  • Ser verde também trabalha na retenção de pessoal a longo prazo, porque a gerência claramente cuida da saúde e bem-estar de todos.

Como se traduz o conceito verde no dia-a-dia?

Quando as medidas de poupança de energia são introduzidas, tais como sistemas de gestão de energia: lâmpadas fluorescentes, ventiladores de teto, toalha de papel, energia fotovoltaica, sensores de movimento para banheiros públicos, salas de reuniões, salas de ginástica... Resumindo em contas de energia reduzidas.

Introduzimos equipamentos de poupança de água, tais como chuveiros de baixo fluxo, aeradores, servir água em restaurantes só a pedido,válvulas menores para lavar louça, sanitários de baixo fluxo, mictórios sem água.

Um dos hoteís, recebeu um prêmio da Califórnia para reduzir o uso de água em sua propriedade por dois milhões de litros em um ano. Como? Ele acionou o chef! O chef era conhecido por usar água para descongelar alimentos.

Transportar resíduos é uma despesa enorme para um hotel que pode ser baixada drasticamente através da reciclagem e evitando produtos embalados. Hoteleiros podem pedir aos fornecedores que ofereçam produtos em embalagens mínimas. Os fornecedores podem ser convidados a entregar os produtos em um dia e pegar os materiais de embalagem no dia seguinte.

O New Orleans Intercontinental começou um programa de reciclagem e contratou funcionários para separar os materiais. A Gestão foi absolutamente surpreendida ao descobrir que esses funcionários estavam economizando $ 1,000 por mês no hotel em resíduos como: guardanapos, toalhas, colheres, etc. Tudo o que tinha sido claramente descartado antes, foi para reciclagem.

O Hyatt Chicago reduziu o transporte de resíduos cerca de 80%! Eles tiveram a mesma experiência que o hotel de Nova Orleães, porém a economia foi de $ 3.000 a $ 10.000 por mês em fluxo de resíduos.

A missão de ser verde:

  • Ser verde significa que os clientes, pessoal e a gestão se tornem mais saudáveis.

  • Não há nenhuma dúvida de que, quando os odores, fumaça, fuligem, gotas e resíduos de substâncias tóxicas, produtos químicos venenosos não estão no ar, na nossa alimentação ou em qualquer coisa que tocamos, acabamos por não absorver e respirar. Há benefícios na saúde de todos.

Cedo ou tarde, todas as propriedades serão vendidas, e qualquer propriedade verde vai exigir um preço mais alto, pois seu valor se eleva pela redução de custo por metro quadrado, pelo seus aspectos saudáveis e cuidados do proprietário.

Nenhum de nós pode ser verde, sem reduzir.

Ser verde significa apoiar fornecedores verde, ouvindo o seu pessoal de vendas, comprando os seus produtos e serviços e aplaudindo-os.

Veja o relatório de impacto em PDF!

Fonte: Green Hotels Association

14.5.10

Aula de Práticas e Consumo Sustentável!

Vídeo bem humorado que ensina de forma bem prática que todos nós podemos fazer a mudança que queremos ver no mundo!

Veja, porque o vídeo dispensa comentários:

Floreira de Câmara de Pneu Usado

Os pneus usados representam uma grande questão dentre os resíduos ambientais globais.

A reciclagem do matéria-
prima durável é essencial para eliminar a necessidade de aterros sanitários.

A ideia de reuso de pneus e câmaras é essencial! Portanto, segue mais um aproveitamento interessante do material:

Vaso de Flores:

  • Este vaso de flores incomum e "eco-friendly" é 100% feito á mão de pneus reciclados e fica muito bem em qualquer jardim ou área ao ar livre.
  • São feitos resgatando antigas técnicas de costura de couro e tem garantia de 10 anos ao ar livre.



Dimensões: 25cm x 25cm

Fonte: Vivid Arts

Saiba mais:

13.5.10

Lixo Eletrônico terá Inventário no Brasil

Lixo eletrônico do país terá inventário de produção, recolhimento e reciclagem

Todo o lixo eletrônico produzido no Brasil terá um inventário para que as empresas firmem um pacto de recolhimento e reciclagem.


O acordo foi assinado na segunda-feira, 10 de maio, em São Paulo, pela ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, e o presidente do Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre), Victor Bicca.

“Saiu um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) dizendo que o Brasil é o quarto ou quinto país [no mundo] em número de lixo eletrônico, e nós vamos fazer agora um inventário para saber qual o comportamento do nosso país [diante do problema]”, afirmou Isabella.

Pelo documento do Programa Nacional das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), divulgado no começo deste ano, o mundo produz, a cada ano, cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico a mais, e o Brasil está entre os maiores produtores.



Como o ministério não foi consultado sobre o problema, segundo a ministra, a ideia é fazer um inventário dimensionar o tamanho do lixo eletroeletrônico brasileiro e o destino que é dado atualmente a esse tipo de material.


Para Victor Bicca, é importante que a maioria das empresas do setor participem da elaboração do inventário.

“A previsão é de que a gente possa fazê-lo em quatro meses. Ele contará com a participação de todas as empresas que fazem parte do Comitê Eletroeletrônico do Cempre. Também vamos convidar as outras associações que representam o setor eletroeletrônico. Tudo isso sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente”, explicou.

Além do inventário, também foi inaugurado um site que vai informar o consumidor sobre como deve ser realizada a devolução de aparelhos como computadores, impressoras, telefones celulares, câmeras e até geladeira.

O consumidor poderá consultar os sites do Cempre e do MMA, onde encontrará os locais de coleta e a reciclagem dos materiais.

Isabella Teixeira informou que o ministério está estudando a adoção de medidas, como a redução de impostos ou a distribuição de cupons de troca por outros produtos, como estímulo ao consumidor.

“Com isso a gente espera permitir uma mudança no comportamento do consumidor para que eles passem a entender o que significa comprar, às vezes de maneira desenfreada, sem entender onde vai ficar o resultado dessa compra."

Fonte: Agência Brasil

Curso Free - Meio Ambiente, Sustentabilidade e Terceiro Setor na Prática

O MuSA (Museu Socioambiental) disponibiliza cursos gratuitos online, com certificação.

São eles:

  • Meio Ambiente, Sustentabilidade e Terceiro Setor na Prática
  • Sustentabilidade, Mercado Verde e Negociação

O cursos têm como objetivo disponibilizar à população informações de qualidade que contribuam para a conscientização e transformação da realidade socioambiental do planeta.

Para realizar o curso basta se cadastrar (criar nome de usuário e senha). O estudo é autodidata, não existe o acompanhamento de um professor, mas em caso de dúvidas a equipe do MuSA pode ser contatada.

Foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar a voluntários, gestores, empreendedores e demais interessados uma visão prática do que é e como funciona a realidade do Terceiro Setor.

O curso em áudio é divido em capítulos que podem ser baixados para o seu computador e gravados para serem ouvidos de acordo com o seu tempo disponível.

Após a realização do curso é possível responder ao questionário de autoavaliação para a análise dos conceitos aprendidos.

Aqueles que quiserem se certificar deverão responder ao específico. O certificado é registrado e numerado e pode ser utilizado como horas de atividades complementares do currículo de faculdades.

Inscreva-se aqui!

Para maiores informações entrar em contato pelo e-mail: musa@cnda.org.br

Saiba mais:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Veja todas as postagens

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

ads.txt

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP